terça-feira, 21 de junho de 2016

ÀRÌDAN E SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS

Nos últimos anos, as plantas tornaram-se uma fonte indispensável de alimentos e medicamentos. Mesmo em tempos modernos, as maiorias das pessoas dependem muito das plantas medicinais como uma importante fonte de remédio e tratamentos alternativos para a maioria das doenças ocasionais e com risco de vida.

Como resultado da homeopatia, há uma demanda crescente em todo o mundo para estas plantas medicinais. Além de combater as doenças, as pessoas estão recorrendo mais a estes plantas medicinais como um meio de reduzir o uso de medicamentos químicos, dito como alopatia, que em certos casos, poderiam ser mais prejudiciais para a saúde humana, do que a própria enfermidade a ser tratada.

Curiosamente, a maioria das plantas com propriedades medicinais são usadas ​​em nossa culinária cotidiana, como ervas, especiarias, condimentos e conservantes. Mas a verdade é que muitas vezes consomem a maior parte destas plantas medicinais essenciais na forma de especiarias, mesmo sem reconhecer o que nossos corpos ganham com elas.



Além disso, a utilização destas plantas medicinais como conservantes alimentares, temperos e, como instrumento para prevenir e combater o desenvolvimento de microrganismos em organismos humanos tornou-se uma área de estudos extensivos.

Uma dessas plantas medicinais valiosa é o Àrìdan ou Aìdan, da espécie Tetrapleura tetraptera e da família das Mimosoideae. O fruto Àrìdan paira sobre talos grossos nas extremidades dos ramos e são caracteristicamente de cor acastanhada. O fruto mede cerca de 15 a 25cm de comprimento e se distingue por seus 4 sulcos longitudinais que são ligeiramente curvo. Dois dos sulcos são lenhosas enquanto os outros dois contém polpa macia, aromático e oleoso. O fruto contém pequenas sementes, duras que medem aproximadamente 8mm de comprimento. O fruto é distinguido por sua polpa carnuda, quando fresco, mas essa polpa carnuda tende a ser muito forte quando seca. A parte interna do fruto é caracterizada por pequenas sementes preto-acastanhada.

Àrìdan é muito procurada devido a seus altos valores medicinais e aromáticos e, como tal, é utilizado para vários fins que vão desde ao uso culinário, terapêutico, cosmético e mágico-religioso. Amplamente utilizada na Medicina Tradicional Yorubá. 

O fruto Àrìdan contém uma elevada quantidade de fitoquímicos ou fitonutrientes essenciais que são vitais para o saudável e perfeito funcionamento do corpo. Uma excelente fonte de potássio, ferro, zinco, cálcio, fósforo, flavonóides, taninos, alcalóides, esteróides e compostos fenólicos. Ele também contém 234,42 para 379.48g/cal de energia alimentar, 7,44% a 17,50% de proteína bruta e 4,98% - 20,36% de lipídios bruto.

O Àrìdan pode ser triturado, moído, ralado ou quebrado em pequenos pedaços antes de adicionar à comida ou usar para fins medicinais. Alternativamente, o fruto pode ser dividido em dois ou em sua totalidade adicionada no alimento. É importante adicionar este “tempero” no alimento no principio do cozimento, para que o mesmo possa infundir adequadamente, suas propriedades medicinais, sabor e aroma.

Para os medicamentos fitoterápicos, os troncos, cascas, raízes, folhas e frutos da Tetrapleura tetraptera podem ser infundido, cozido, ensopado, espremido, extraído, esmagado ou transformados em misturas. 

O extrato do caule e casca dessas tem um efeito inibitório sobre o hormônio luteinizante liberado pela glândula pituitária. Isto sugere por isso que esta planta serve igualmente como um contraceptivo.
Tanto o caule, folhas e frutos são utilizados para a produção de mistura de ervas para controle de convulsão. Estudos revelaram que os extratos aquosos da planta exibem atividades anticonvulsivantes e isto confirma é efeitos inibidores sobre o sistema nervoso central.

Estudos revelam que o Àrìdan pode ser usado no tratamento da lepra, que é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele, nervos e as membranas mucosas causando manchas e caroços na pele. Casos graves de hanseníase podem levar a deformidades e mutilação.

O extrato dessa planta é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e isso sugere seus impactos inibitórias contra determinados patogênicos humanos. Como um resultado, ele pode ser usado para reduzir a inflamação do corpo, dores artríticas e dores reumáticas.

Muito benéfico ao sistema cardiovascular devido aos seus componentes fitoquímicos essenciais e, como tal, pode ser utilizado para prevenção e tratamento de doenças cardíacas.

Estudos revelam que os extratos aquosos de caule, folhas, caule, casca e raízes da planta, contem propriedades moluscicidas, cruciais para o controle de esquistossomose, doença transmitida pelas mais variadas espécies de moluscos. Normalmente usado em jardinagem, plantio e da agricultura para oferecê-la proteção e controle contra pragas gastrópodes especialmente caracóis e lesmas que se alimentam do plantio e causam danos.

O fruto pode ser seco e misturado em forma de pó para a produção de produtos dermatológicos, tais como sabonete. A grande atenção atraída para o uso desta planta para a fabricação de sabonetes é devido às suas elevadas propriedades antimicrobianas e antibacterianas. É digno de nota que essa planta ajuda a promover a formação de espuma, bem como a sua dureza. Para fazer sabão com Àrìdan, ervas secas trituradas a pó podem ser combinadas com outros óleos essenciais. Sabonetes produzidos com estes três ingredientes fundamentais têm qualidades superiores ao contrário daqueles com uma base individual.

Os pesquisadores concordam que o extrato da casca do tronco, é eficaz para prevenir a pressão arterial elevada, assim como no tratamento e controle de diabetes.

Alem de ser uma excelente fonte de vitaminas essenciais, tais como potássio, ferro, cálcio, magnésio e zinco, essa planta ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Ferro ajuda a regenerar o sangue perdido, zinco oferece proteção contra vírus, especialmente aqueles que podem causar infecções do trato respiratório enquanto o cálcio e o potássio ajudam a controlar e prevenir a osteoporose e distúrbios musculares.

Tradicionalmente utilizado para a preparação de sopas especiais para as parturientes, principalmente para a contração pós-parto. Embora possa ser usado sozinho para este tipo de preparação “sopa pós parto”, no entanto, ele pode ser usado em conjunto com outras plantas medicinais. Usando este tempero para os cuidados pós-parto são atribuída a sua elevada concentração de cálcio, ferro e potássio, que são muito importantes para as novas mães. Além disso, ele ajuda a restaurar e repor o sangue perdido e promove a lactação.

Contêm compostos químicos essenciais, tais como flavonóides, glicosídeo e fenóis, que foram relatados eficazes para curar feridas.

Uma excelente fonte de antioxidantes, tais como polifenóis, alcalóides, flavonóides e taninos. Os antioxidantes ajudam a proteger nosso corpo dos danos dos radicais livres. É importante notar que os radicais livres e espécies reativas de oxigênio formadas durante o processo de oxidação contribuir imensamente para doenças tais como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, bem como o envelhecimento. Ele também tem uma forte capacidade de redução e eliminação de radicais.
Tradicionalmente, esta planta pode ser usado para o tratamento de asma.

Estudos revelam que o Àrìdan pode ser usado no tratamento da esquistossomose. Esta é uma infecção que é também conhecida como febre do caracol causada por vermes parasitas do gênero Schistosoma. Esta infecção ocorre principalmente nas regiões tropicais e leste da Ásia e é principalmente transmitida aos seres humanos através de caracóis ou água fresca fecal-contaminada. Os sintomas comuns da esquistossomose incluem anemia, dor, febre e repartição dos órgãos infectados.

O fruto pode ser utilizado para o tratamento de desordens gastrointestinais tais como dor de estômago, diarreia e vômitos, devido aos seus componentes fitoquímicos.

Os investigadores revelaram que os extratos aquosos e mistura alcoólica do fruto, pode inibir o crescimento de Staphylococcus aureus. A presença de glicosídicos e taninos em extratos etanoicos e água provaram serem eficazes para inibir o crescimento de bactérias.


ATENÇÃO: Este post é apenas para fins de esclarecimento e não deve ser usado como um substituto para o diagnóstico profissional e tratamentos. Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de tomar decisões relacionadas com a saúde ou para o aconselhamento, orientação e tratamento sobre uma condição médica específica.

Baba Guido Olo Ajaguna.

0 comentários:

Postar um comentário