terça-feira, 28 de março de 2017

Iniciação e Consagração no Culto aos Òrìṣà e as Falsas Promessas.


Infelizmente existem muitos Babalòrìṣà ati Ìyálòrìṣà motivando pessoas para crer em promessas que Àwọn Òrìṣà nunca fizeram nas suas Palavras e sim nas "palavras" daqueles que usam o nome de nossas divindades para benefício próprio. 

Obviamente que se Òrìṣà nunca as fez, não está comprometido em cumpri-las, mesmo tendo sido feitas em nome do sagrado. O perigo em qualquer religião do mundo é que as falsas promessas produzem frustração e muitos acabam se decepcionando, não com quem fez a promessa em nome dos Òrìṣà, mas com o próprio Òrìṣà e com o candomblé.

"Faça o Santo e tudo em sua vida se resolverá" Será???

Observe que entre Òrìṣà lhe dar as ferramentas para você resolver todos os problemas de sua vida e Mortais terem prometido em nome de Imortais milagres para a solução de seus problemas há uma grande distância.

Outra promessa bastante difundida em nome do Òrìṣà é a da prosperidade a todos os seus filhos. Para muitos o entendimento de prosperidade seria o carro do ano, mansão, casas de praia, empreendimentos altamente lucrativos e assim por diante.
Sabemos que a promessa de prosperidade alimenta a vaidade humana e a insaciável sede pelo ter, possuir e conquistar. 

Este tipo de promessa me parece muita estranha, porque se isto for a prosperidade do Òrìṣà, não teria ouvido da boca de grandes representantes de nossa religião que passaram necessidade e pouco souberam o que é ter fartura.

Tenho observado entre o Povo de Santo muitos de nossos irmãos frustrados com Òrìṣà porque não receberam aquilo que foi prometido antes de sua iniciação e consagração no culto com base em promessas de que teriam melhoras nas finanças, muitas vezes no relacionamento amoroso, as vezes na saúde, entre tantas outras promessas. O mais decepcionante de tudo, são aqueles que ouviram de seus Baba e Ìyá, que o não receberam as Graças das Divindades, pelo fato de não terem seguido corretamente os preceitos determinados pela religião e tantas outras chulas justificativas.

Baba Guido Olo Ajagúnà

0 comentários:

Postar um comentário