domingo, 19 de março de 2017

RELIGIÃO NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE ESCOLHA



Há momentos na vida que naturalmente temos ações descompromissada, e muitas vezes utilitária. Podemos decidir se vamos viajar ou ficar em casa nas férias, ou se  vamos experimentar um prato da gastronomia mediterrânea, ou ficar no bom e velho arroz com feijão. Porem existem quesitos que não se experimentam de maneira altruísta. 

Não tem como simplesmente hoje experimentar a iniciação e amanhã desfazer o experimento.  A partir do momento que você se submeteu aos ritos de iniciação sua vida esta  diretamente ligada com a Divindade Tutelar ou como diria: "Se a flecha foi lançada a cegas, não reclame a quem esta possa ter atingido", acabou esta feito; essa é a Lei da Ação e Consequência.

A verdade é que em nossa religião, assim como todas aquelas existentes neste mundo é absolutamente suprema; fonte de sentido para toda a vida,  algo tão sagrado, tão intocável, que ao mesmo tempo torna se frágil, não podemos nos aproximar de forma demasiada à esta.  Não é apenas uma questão de gostar, e sim de vocação e dedicação.

Diante de uma questão muito peculiar da minha parte, entrar em conexão com as divindades, não é algo que pode se experimentar como se fosse ilhas de degustação em feira livres. Somente depois, de um contato paradoxal,  junto ao que comprometa a sua idoneidade com o mundo espiritual, fazendo com que este ser-humano possa compreender plenamente a sua lucidez e reconhece à si próprio todas as consequências de seu livre arbítrio. 

Muitas pessoas frequentam Casas de Candomblé porem não sente nada, não se ver nada mudar,  porque muitas vezes nunca existiu realmente aquele passo inicial e fundamental que só pode ser feito em silêncio e de mãos postas. 

Mais do que todas as coisas na vida, a essência da religião somente é compreendida no interior da fé. A religião do candomblé é uma filosofia que nos transforma constantemente. Depois que nos submetemos a iniciação não dá para entrar e sair desta quando se  bem entende. 

Os traços da iniciação, plasmados em seu corpo e espirito de forma voluntaria não existe como ser retirado. Assim como os ritos litúrgicos do batismo que a sociedade cristã dogmática impõe. Entendo que o rito de iniciação do candomblé não sobrepõe o batismo cristão e vice-versa.

Baba Guido Olo Ajagúnà

Um comentário:

  1. Baba motumba! O senhor é de uma inestimável sabedoria para com o "Todo" que vivemos, gratidão por cada palavra.

    ResponderExcluir