quinta-feira, 23 de março de 2017

SEJA QUAL FOR A ESCOLHA. TEMOS DIREITO E DEVERES


Qual é a finalidade de pertencer à uma Casa de Candomblé? Aonde teus status e condições financeiras não tem influência tão pouco e poder sobre o Àṣẹ?

No qual você não pode decidir, quanto tempo será o período de reclusão para a iniciação e/ou quaisquer tipo de  obrigações. Não poderás, determinar suas divindades tutelares sobre  seus caminhos, e suas representações.

Não havendo chances alguma de comprar o cabelo, e muito menos barganhar o resguardo. Não existe possibilidades de propinas para se candidatar a um ou mais Oyè.

Não podendo se quer de forma alguma, em decidir o que será ofertado a sua divindade, e tão menos a roupa que ele(a), irá vestir e os adornos que irá usar. 

Que neste local aonde condições sociais não lhe dão o direito de indagar na inclusão ou exclusão de seus membros, e tão pouco, que qualquer um destes façam o seu trabalho dentro desta comunidade.

Dentro desta roça aonde existem direitos e deveres, o zelador é apenas o intermediário entre os homens e as divindades. Uma família de santo que deve seguir orientações e conselhos de seu Babalòrìṣà e a ordem de todos os Òrìṣà. 

Pois assim é a Casa de Candomblé "Ilé Ibùjọsin Àṣẹ Ajagúnà" - Terreiro da Casa Grande, onde existe respeito, religiosidade com lealdade, e liberdade não é confundida com libertinagem.

Baba Guido Olo Ajagúnà.

0 comentários:

Postar um comentário