quinta-feira, 28 de maio de 2015

ADÚRÀ – O Sentido da Oração



ADÚRÀ – O Sentido da Oração



No mundo todo, em qualquer cultura ou religião, as pessoas oram... 


Elas oram sozinhas ou em grupos; oram em igrejas, em templos, sinagogas, mesquitas e santuários. Talvez usem tapetes de oração, rosários, rodas de oração, livros, imagens e tabuinhas penduradas em prateleiras.

Dentro de nossa religião a palavra oração, reza, prece ou suplica é conhecida entre o "povo-de-santo" por adúrà ou gbàdúrà Òrìsà que significa “rezar ou oferecer uma prece as divindades”. A oração geralmente é vista como um meio do iniciado entrar em contato com o domínio espiritual, algo que deva ser entendido como sagrado e eterno. O ato de rezar faz parte da “necessidade espiritual” de qualquer religioso e a maior parte de nossos rituais litúrgicos são seguidos de  adúrà ou mesmo antecedem determinados ritos. A oração e o rito se fundem mas não se confundem e um complementa o outro.

São inúmeras as orações destinada as Divindades do Panteão Iorubá e uma única divindade chega ter mais de um adúrà. Por mais variadas que sejam, essas orações tem algo em comum, estabelecer uma comunicação com um plano em outra dimensão denominado de òrun o mundo sobrenatural. Os antigos que ainda tem o hábito de orar a seus Òrìsà, sabem qual é o fator principal para que suas suplicas sejam ouvidas e a quem dirigir suas orações, algo muitas vezes desconsiderado no mundo de hoje, principalmente pelos novatos. Na atualidade vemos diversos iniciados e consagrados, revelarem com um certo constrangimento ao dizer que não sabem rezar para sua própria Divindade Tutelar ou mesmo nunca terem participado ou sequer ouvido falar da Cerimônia do Nle um conjunto enorme de orações são entoadas antes do amanhecer. Embora a referida cerimônia somente seja realizada quando das Festividades Anuais, existem outras adúrà que complementam diversos  ritos.

Muitos tradicionalistas enfatizam os aspectos físicos da oração, como postura dojúbolè ou dùbúlèdeitado ou curvado e rituais ìpatéwo ou pawobater palmas e o aspecto mental, ou seja, principalmente orar de coração - tokàntokàn, expressando nesse momento seu profundo sentimento. Para orarmos em harmonia com a vontade das divindades, precisamos saber qual a vontade delas. Assim entender o verdadeiro significado da reza, é um fator importante no que diz respeito a oração.

Alguns Babalòrìsà e ÌyálòrìsàSacerdotes e Sacerdotisas, orientam seus seguidores que os adúrà  somente devem ser proferidos, dentro dos Limites do Terreiro; contrário a outros que ensinam a seus discípulos, orações restritas ao “quarto-de- santo”  e as que possam ser dirigidas as divindades no cotidiano do dia-a-dia, principalmente ao amanhecer. A falta de conhecimento dessas orações especificas para ocasiões especiais, muitos consideram a oração cristã mais repetida no mundo. Quer isso seja verdade, quer não, a oração modelo de Jesus, às vezes chamada de Pai-Nosso, com certeza é uma das orações que muitos iniciados nos mistérios dos Òrìsà, repetem suas palavras mecanicamente todo dia, talvez várias vezes no dia.

No atual mundo descrente, muitos duvidam que os adúrà tenham algum valor prático; alegam que repetir palavras sem o devido conhecimento  e entendimento do que estão proferindo, não tem nenhuma validade. Desconhecer o conteúdo oculto de uma oração não justifica o desdem para com ela. Orar nos beneficia de alguma forma e nessa hora o exercício dos mais-velhos é de suma importância. Somente alguém mais sábio e que viveu a mais tempo na religião auxilia os mais-novos e os movem a rezar. Na verdade, a prece pode nos ajudar muito no sentido espiritual, seja individual ou em prol da comunidade-terreiro.

Baba Guido Oni Ajaguna

Um comentário: