segunda-feira, 6 de julho de 2015

ODÉ O GRANDE CAÇADOR DE BORBOLETAS. DESMISTIFICANDO O FALSO MITO!

Sabemos que a Arte da Caça entre os povos africanos, predominavam dois motivos de grande profundida: um para fornecer alimentos ao povos e outro para provar a sua coragem, bravura e nos ritos de passagem da puberdade masculina. Entretanto na literatura dos Povos Tradicionais da África, não existe nada em relação à Entomologia – coleção de qualquer tipo de inseto e a Lepidóptera, especificamente para a coleção de borboletas. O hobby de colecionar insetos em geral, especialmente lepidópteros, era muito popular no século XIX e ao logo do tempo vem perdendo espaço devido a aceleração da vida moderna onde não se tem tempo para quase nada, além da deterioração do próprio ambiente, que vem afastando das cidades a maioria das espécies.
Obviamente que esse suposto Ode Lábálábá – Caçador de Borboletas, não poderia caçá-las com suas tradicionais ferramentas de caça, sobretudo com seu arco e flecha, senão com a tradicional “puçá ou rede entomológica” utilizada para capturar insetos em pleno voo, do qual é confeccionado de tecido fino transparente, o que facilita enxergar o inseto capturado, ou seja, a borboleta. Tal artefato não existia na África, até ser introduzido pelos biólogos ingleses no Século XIX, com a finalidade de coletar espécies à serem catalogadas cientificamente. 
Se já não bastassem as 36 (trinta e seis) qualidades de Ode criadas por não sei quem, ainda não sabemos ao certo de quem foi essa “invenção absurda” do The Butterfly Hunter ou de onde surgiu essa “imaginação tão fértil” que aqui se encaixa perfeitamente a palavra, da qual se interpreta de modo figurado, daquilo que é imaginativo ou criativo.
Se realmente esse Caçador de Borboletas existe dentro de nossa estimada religião, porque nunca vimos ele bailando no salão, carregando o seu tradicional puçá? Onde estão inseridos seus mitos e seus ritos? Qual seria a finalidade de um Grande Caçador Divinizado caçar borboletas? Seria apenas um hobby de uma Divindade? Será que existiu povos na África que se alimentavam de comidas exóticas incluindo borboletas? Na minha opinião bem fundamentada, a resposta é simples: Em nenhum lugar ou em lugar algum, existe esse Ode,  pois esse personagem é um dos Contos da Carochinha e só existe no imaginário daquele que o inventou e no imaginário daquele que acreditou no seu conto.
Baba Guido Olo Ajaguna.

4 comentários:

  1. Já ouvi dizer, porem não acredito que ele seja caçador de borboletas, e sim que em um dia de sol e muita fartura sem o que caçar, caçou borboleta por um momento de descontração, até porque o que lhe serveria as borboletas?

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi dizer, porem não acredito que ele seja caçador de borboletas, e sim que em um dia de sol e muita fartura sem o que caçar, caçou borboleta por um momento de descontração, até porque o que lhe serveria as borboletas?

    ResponderExcluir
  3. bobagens modernas relacionadas ao candomblé do novo milênio ,já não basta muitos mitos ,dai aparece mais esse assunto ,não tem valor nenhum caçar borboletas ,nem pra alimentação pois suas asas possui substancias alérgicas a alguns seres .eu não acredito em tal assunto,acho que é desnecessário a todos.

    ResponderExcluir
  4. A alma que deixa o corpo dos mortos tem a forma de uma borboleta.

    A borboleta é o símbolo da Alma, pois da mesma forma que abandona a crisálida para voar, o espírito liberta-se do corpo físico para ganhar espaço infinito.

    ResponderExcluir