domingo, 28 de junho de 2015

O Exterior sempre será o complemento do Interior




O Exterior sempre será o complemento do Interior



O título da postagem pode ser estranho a primeira vista, mas quando me refiro ao “exterior”, estou me referindo ao salão, a sala ou ao barracão de um Terreiro de Candomblé, onde ocorrem as cerimonias de caráter público. O “interior” seria os “quartos de santo” onde as cerimonias são de caráter privado.

Em minha concepção muito particular, o salão de uma Casa de Candomblé, tem tanta importância quanto o interior da casa. Não pode ser tratado apenas como um local de “folclore” e um local que apenas serve de palco para se apresentar um espetáculo como muitos andam dizendo.

Considero essa “ante sala” sagrada, pois ali, mais praticamente no centro, se encontra “plantado ou acomodado” o Axé do Terreiro; os quatros cantos do salão estão “preparados”; no telhado, mais precisamente na “tesoura” encontra-se a cumeeira da casa, morada essa de um Orixá específico; sem mencionar que a porta de folha dupla do salão, também foi “preparada” onde serve de moradia para outras Entidades e por fim, encontram-se nesse local um terno de atabaques consagrados e sacramentados.

Se quisermos ir mais a fundo, no salão é realizado o tradicional xirê, onde irá abrir o portal entre os dois mundo para que ali as Divindades se fazem presentes; depois de um longo período de iniciação, o noviço se apresentará em público e revelará aos presentes o seu novo nome; as pessoas que completarem o seu ciclo de iniciação, ali será apresentado; o Ipeté de Oxum, o Pilão de Oxoguiã, o Ajere de Xangô, o Akará de Oyá e tantas outras cerimonias que serão apresentadas no salão. Sem mencionar que no salão é realizado um dos mais importantes ritos fúnebres de nossa religião.

Então eu pergunto: Onde se encontra o fato do salão não ser importante? Se não tem importância alguma, poderia alugar esse espaço para festas de aniversários ou casamentos? Poderia promover festas com os mais variados estilos de musicas e danças?

Tratar com desdem o salão é tratar com desdem aquilo que foi realizado dentro do sagrado, pois um complementa o outro.


Baba Guido Olo Ajaguna


0 comentários:

Postar um comentário