terça-feira, 2 de junho de 2015

ÌBÚRA ATI ÌBÚRA ÈKÉ FUN AWÓ – O JURAMENTO E O SEGREDO





A fé deve ser preservada; e para bem  preservá-la, 
é fundamental explicá-la, racionalizá-la até o limite em que, 
ela própria, a fé, se transformar em um mistério”.



Sabemos que dentro de nossa religião, existe uma cerimonia de juramento no intuito de manter os segredos do culto, ou seja, de não revelar determinados ritos. Sendo certo que tal “jura” deve limitar-se aos fundamentos que se passam em determinadas cerimônias litúrgica ou em situações outras, onde apenas devam estar presentes as autoridades religiosas e os próprios iniciados, não devendo ser a “jura” entendida de forma a extrapolar os limites físicos e religiosos de tais situações. Obviamente, discernir tais limites e estabelecer as mencionadas “proibições”, deve ser uma tarefa árdua do bom-senso do Corpo Sacerdotal da Comunidade Terreiro.

Os Mistérios e Segredos, muitas vezes se confundem com o culto as nossas Divindades, bem assim também são confusas as razões e as motivações que os mantém. Outros "segredos" (estes até com aspas pelo tom irônico), não foram frutos de nenhuma razão, motivação ou fundamento religioso. Foram simples álibis para a ignorância, a maldade, e a necessidade que alguns sacerdotes têm de manter o poder inerente ao conhecimento.

Todos estes motivos, outros também, às vezes todos juntos, são ocultados nas "respostas" às interrogações dos filhos de santo e dos consulentes... Ao invés de esclarecer-se a razão deste ou daquele preceito, ao invés de se ensinar, ao invés de se orientar, preferem dizer: "É muito cedo..."; ou "Isto não pode ser revelado"; ou "Sempre foi assim...".

Estes segredos irracionais, vale dizer, muitos deles categorizados como segredos nem se sabe bem porque, acabam por servir aos mal-intencionados, que dizem não poder revelar esclarecimentos aos "clientes", para deles poder esconder custos, maldades, manter-lhes dependentes, etc.

Tais "segredos", quando confrontados pelos que foram lesados, enganados e usurpados de seu dinheiro e de sua fé, apenas contribuem para denegrir nossa estimada religião, prestando-se à função de cortina de fumaça para o engodo.

Repensar o conceito e a razão dos segredos, é tarefa necessária aos sacerdotes. Muitos deles, e de boa estirpe, levaram para o túmulo fundamentos jamais revelados, nem aos merecedores da responsabilidade. Órfãos da verdade, perde o culto, perde a religião, perde a cultura, perdemos nós...

Tudo deve Ter sentido e todo sentido deve ser explicado, se não a todos, pelo menos aos graduados... O que não tem sentido, deve ser pesquisado, perguntado aos mais velhos... E se não tiver uma razão, temos que repensar, ou ao menos não usarmos os segredos e mistérios com intimidação para ocultar nossa ignorância diante dos preceitos.

Baba Guido Olo Ajaguna




0 comentários:

Postar um comentário